As Fintech ajudam empresas a reduzir custos bancários

A inovação digital tem levado as empresas a buscarem ser mais eficientes na experiência de pagamento de seus clientes. Por meio de avançados sistemas tecnológicos que agilizam os processos de cobrança e arrecadação de dinheiro emprestados por meio das Fintech, as empresas conseguiram ser mais competitivas e conseguiram um maior volume de clientes.

Redução de procedimentos bancários, agilidade na confirmação das aprovações e pagamentos, facilidade na implementação e acessibilidade para um maior grupo de usuários são algumas das vantagens que as Fintech oferecem para o mercado.

No entanto, a transparência na atuação de algumas destas entidades, que começa por cobrar o justo ao usuário, é talvez um dos pontos mais importantes para assegurar a melhor experiência do cliente e uma maior remuneração para as empresas que decidem oferecer seus serviços.

Um dos obstáculos que a bancarização na Colômbia apresenta é o alto valor das comissões. De acordo com números de Fenalco, a taxa cobrada para pagamentos com dataphone é de 42%, e embora tenha tido um declive nos últimos anos, estas comissões variam dependendo do tamanho do negócio, aumentando até em um 10%.

Em outros países como a Espanha, esta taxa é de apenas 0,8%, demonstrando os altos custos bancários de um mercado como o nosso. Jorge Rodríguez, diretor de MasterCard Advisors para a América Latina e Caribe, diz que apenas o 10% das compras no país são realizadas com cartão: isto deve-se aos obstáculos relacionados com os custos que têm as empresas para implementar este meio de pagamento.

Por outro lado, as cobranças por el uso de ferramentas como o dataphone, não são os únicos custos que devem assumir as empresas. Muitas vezes, as empresas que decidem implementar o financiamento, devem assumir altos custos relacionados ao método de pagamento.

Leia também: Como implementar o financiamento com meio de pagamento?

As Fintech também são um aliado fundamental para diminuir estes custos operacionais relacionados com a recuperação de carteira e de cobranças. O objetivo das Fintech é agilizar as operações de financiamento dos negócios por meio de plataformas baseadas em tecnologia, tomando terreno às fórmulas tradicionais de financiamento e de gestão de fundos.

Graças ao fato de as empresas Fintech tornarem os mecanismos de captação de recursos e empréstimos mais eficientes, já não é necessário, para várias empresas, disporem de toda uma equipe de cobrança para gerenciar o pagamento das compras financiadas. O financiamento externo que se realiza aos clientes por meio das empresas Fintech garante que sejam estas entidades as encarregadas das cobranças, removendo esse fardo das empresas.

Nueva llamada a la acción

Em relação a esse ponto de cobrança, um dos serviços que se destacam das empresas Fintech e que se relaciona com o financiamento são as cobranças digitais. Estas são úteis para diminuir custos e simplificar processos existentes, gerando custos menores que o sistema bancário tradicional. Além disso, as gestões são mais rápidas e automatizadas, o que melhora a eficácia dos pagamentos para as empresas.

Pode lhe interessar: <<Como escolher os métodos de pagamento mais adequados para o meu negócio?>>


De acordo com a Superintendencia Financiera, a cobrança relacionada com os créditos de consumo e empréstimos para a compra de bens e serviços cresceu 11,54% e atingiu os $155,4 bilhões no fechamento do último ano. Estes valores mostram a grande aceitação dos créditos por parte dos consumidores, ao mesmo tempo que é um alívio para as empresas deixarem os trabalhos de financiamento e cobrança a uma empresa Fintech, posto que estas usam metodologias próprias e não tradicionais para analisar o risco de crédito do requerente e estabelecer as taxas de juros e empréstimos.

Custos mais baixos para os clientes

O financiamento do consumo, realizado por um terceiro expert como uma Fintech, é uma estratégia para que as empresas possam fechar mais facilmente suas vendas oferecendo aos seus clientes a possibilidade de realizar o parcelamento das suas compras com juros menores.

As Fintech como a ADDI oferecem aos seus clientes taxas de juros realmente baixas comparadas com outros meios de pagamento: são mais flexíveis em conceder o empréstimo, sem taxas nem custos ocultos e permite realizar em qualquer momento pagamento antecipado do seu crédito ou o cancelamento total do mesmo, sem nenhuma penalização ou cobrança adicional.

A inovação financeira e tecnológica das Fintech, traz soluções de pagamento que oferecem uma experiência de um e-commerce. Da mesma maneira, para as empresas têm vantagens econômicas, diminuição de custos operacionais e pagamentos bancários, mas também vantagens competitivas, com meios de pagamento ágeis e atrativos para seus clientes.

Nueva llamada a la acción