Como escolher os métodos de pagamento mais adequado para meu negócio?

Defina as diferentes modalidades com as quais seus clientes podem pagar pelos seus produtos é parte da gestão para atingir um fluxo de caixa ótimo e uma excelente experiência de compra.

Para escolher os métodos de pagamento mais conveniente, é necessário levar em consideração diferentes fatores como o comportamento dos clientes com cada modalidade, a segurança de cada um dos meios de pagamento e os custos associados.

 

1. Avalie os diferentes métodos de pagamento

-Dinheiro

Existe uma preferência pelo dinheiro para um alto percentual de consumidores no país. Na Colômbia, de acordo com um relatório de Minsait sobre Tendências em meios de Pagamento de 2018, 9 de cada 10 colombianos continuam usando dinheiro nas suas compras. Uma das razões, segundo o relatório, é que existem muitos estabelecimentos que têm predeterminado este meio de pagamento e quando oferecem outra possibilidade como cartões de bancos, cobram aos clientes uma porcentagem da compra.

Embora os pagamentos em dinheiro sejam apropriados para itens de baixo custo, pois tornam as transações mais simples e que não precisem de grandes plataformas para gerenciá-las, as pessoas nem sempre contam com todo o dinheiro disponível para pagar, e, portanto, não é aconselhável tê-lo como único meio de pagamento.

- Pagamentos com cartão de crédito ou débito

Os cartões são uma maneira rápida de receber o dinheiro desembolsado diretamente na conta bancária da empresa sem ter que gerenciar dinheiro. Não obstante, nem todos os clientes dispõem destas na hora do pagamento. Segundo o Relatório de Inclusão Financeira, apresentado pela Banca de las Oportunidades y la Superintendencia Financiera de Colombia, há 6,8 milhões de pessoas que não têm contas bancárias, especialmente nas zonas rurais; destaca-se a falta de acesso a bancos para os jovens entre os 18 e 25 anos. Destes apenas o 57,2% conta com algum produto financeiro.

Apesar de que, 8 de cada 10 pessoas têm um cartão de crédito ou débito e a conta poupança é o produto financeiro mais utilizado, esta porcentagem diminui em face da sua incapacidade, uma vez que existe mais de 43,3% milhões de contas que não registram nenhum movimento ao longo de 6 meses. Por outro lado, de acordo um estudo do IDC, o uso do cartão de crédito no país só chega a 28%. Por estes motivos, também não é aconselhável escolher os cartões como único método de pagamento.

-Crédito e financiamento a clientes

Os créditos podem ser realizados com fornecedores externos; oferecem excelentes benefícios aos negócios porque são uma alternativa fácil e segura para as pessoas que não podem comprar com nenhum dos dois meios de pagamento já citados, além disto, este tipo de financiamento tem vantagens como redução de custos e agilidade nos processos que o torna muito atraente para as pessoas que têm serviços bancários. Segundo o Relatório de Inclusão Financeira, 25,8 milhões de adultos tinham uma conta poupança; 8,9 milhões, um cartão de crédito, e 6,8 milhões, um empréstimo ao consumidor. Isto indica que embora os percentuais de pessoas que possuem cartão bancário, há uma tendência elevada de utilizar crédito ao consumidor para compras.

Pode lhe interessar: <<Como implementar o financiamento como meio de pagamento?>>

Adicional, como um terceiro é o responsável pelo financiamento, permite que a empresa receba o dinheiro desde o momento da compra, ao converter clientes que preferem parcelar.

Nueva llamada a la acción

2.Utilize meios de pagamento seguros e confiáveis para seus clientes

Analise os riscos dos diferentes meios de pagamento, principalmente, de ter fornecedores de crédito externo ou plataformas de pagamento eletrônico. Certifique-se de que sejam confiáveis para seus clientes e para você, que não prejudiquem a imagem da sua empresa e não coloquem em risco a segurança do seu dinheiro.

O relatório de Minsait destaca que mais dos 25% dos cidadãos não utiliza nenhum meio de pagamento digital e uma das barreiras para acessar ao uso destas plataformas é a falta de confiança e segurança. Portanto, é importante contar com um meio de pagamento que ofereça aos clientes a certeza absoluta de que sua compra será segura.

3.Levar em consideração os custos de alguns meios de pagamento

Um dos principais fatores para escolher o meio de pagamento é o custo associado à transação. Segundo o Banco de La República, 0 97% das compras dos colombianos se realizam em dinheiro e isto também se deve à pouca aceitação de algumas empresas sobre diferentes alternativas de pagamento devido aos custos e impostos associados a estes.

Pode lhe interessa: <<As Fintech ajudam às empresas a reduzirem custos bancários>>

Dito isto, e considerando as últimas tendências de pagamento, é importante considerar a oferta que apresentam as Fintech; concedem créditos de consumo para financiar as compras dos clientes diretamente nas empresas e os valores de implementar não são altos.

Nueva llamada a la acción