Como implementar o financiamento como meio de pagamento?

O Financiamento ao cliente é uma solução para obter a venda de produtos ou serviços que não possam ser pagos totalmente ou em dinheiro, portanto, permite às empresas aumentarem suas vendas, aumentar o ticket médio, atrair novos clientes e retê-los.

Para implementar o financiamento na sua empresa, recomendamos que siga estes 5 passos:

1. Analise sua oferta e seu público-alvo

Nesta etapa, é aconselhável se perguntar se o que você está oferecendo na sua empresa precisa de financiamento de acordo com seu público-alvo. Aqui, é importante revisar se o valor dos produtos e serviços oferecidos é baixo ou se, pelo contrário, o ticket é alto em comparação com os fundos disponíveis dos clientes para a compra.

Você pode identificar se sua empresa precisa de financiamento quando os clientes ficam na dúvida em adquirir um produto por falta de liquidez e se sua decisão de compra muda com base em um plano de pagamento.

Nesta etapa é importante definir quais produtos da oferta são adequados para oferecê-los com um plano de financiamento; não é necessário que sejam todos, escolha o que as pessoas queiram comprar, mas não sempre pode pagar em dinheiro.

2. Defina se você vai financiar diretamente ou com um provedor

Quando o financiamento é assumido, existem alguns riscos que podem afetar a carteira e o fluxo de caixa da empresa:

  • A possibilidade de que os créditos concedidos não sejam pagos.
  • Atrasos no pagamento das prestações.
  • Fraude de falsificação de identidade.

Além disso, tenha em mente que para adotar financiamento, deve fazer um investimento em dinheiro, tempo e outros recursos para concessão e monitoramento do empréstimo.

O mais aconselhável e eficaz é ter um provedor de crédito, uma empresa especializada que esteja no mando do financiamento para que sua empresa receba o pagamento pelo produto imediatamente e você não tenha que intervir nas cobranças do cliente, nem assumir custos altos que possam afetar a estabilidade do comércio.

 
3. Se a opção é financiar com um terceiro, escolha um aliado adequado para o plano de financiamento.

Investigue os sistemas de financiamento de diferentes empresas ou provedores de crédito, leve em consideração os quesitos que eles têm para aprovar os usuários e se é funcional para o negócio. Compare o valor mínimo de concessão do crédito com o custo dos seus produtos. Da mesma forma, verifique a conveniência do pagamento; existem algumas empresas de crédito que não desembolsam o dinheiro imediatamente e outras que cobram comissões pelas vendas. Escolha o mais benéfico para sua empresa e clientes.

Na medida do possível, evite sistemas de financiamento que requerem a integração de equipamentos caros ou que tenham procedimentos longos e processos de pagamento complexos. As Fintech tornaram-se uma opção válida, necessária e garantida; são entidades que oferecem serviços financeiros de alto nível usando a tecnologia mais recente. Este tipo de empresas pode se converter em um grande aliado para seu negócio porque desenvolve processos inovadores que apoiam o aumento nas vendas e melhoram o fluxo de caixa dele.

 

Com uma Tablet ou um computador no ponto de venda você poderá aprovar créditos a seus clientes.

Nueva llamada a la acción

4. Comunique esta opção a seus clientes

Promova esta opção de compra de um modo que seja mais visível para todos os clientes e forneça claramente todas as informações relacionadas. Principalmente, faça ênfase em que o contrato da dívida será com o intermediário do crédito ou com a loja, em caso de ser um financiamento direto.

Você pode anunciar o financiamento de maneira mais direta mostrando aos clientes quais poderiam ser os valores que teriam que pagar por um produto em parcelas e destacar o acessível em comparação com o preço final. Também, pode criar promoções exclusivas e benefícios para as pessoas que solicitam os créditos de compra. Por exemplo, algumas empresas oferecem descontos em um segundo produto com o propósito de impulsionar maior ingresso por transação ou uma segunda venda.

5. Capacita a los asesores sobre el método de pago

Es importante que los vendedores que tienen relación directa con los clientes entiendan el beneficio que ofrecen, cómo funciona y los requisitos que se deben cumplir. Además, el personal administrativo encargado del punto de venta deberá estar enterado sobre las condiciones del método de financiación para poder atender cualquier eventualidad que se pueda presentar.

Nueva llamada a la acción